quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A utilização do laboratório de Informática da E.M.A.R.M.

No município de Saquarema algumas escolas possuem laboratório de informática e entre estas está a Escola Municipal Almerinda da Rocha Magalhães ( E.M.A.R. M), uma  Unidade que atende crianças de Pré I e Pré II e de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A utilização do laboratório é feita somente pelas turmas de Ensino Fundamental. Uma divisão de horário entre os professores é organizada para atender a demanda. Trata-se de um laboratório pouco espaçoso, que em momentos de utilização alguns alunos dividem o tempo de manuseio da ferramenta. Para melhores esclarecimentos sobre o funcionamento do laboratório uma entrevista com a Diretora Maria Regina Q. Gomes foi realizada.

Clique para avançar >>


Relato da entrevistada (Diretora): “A organização do laboratório é feita de acordo com a planejamento pedagógico, programado entre professores e a Orientadora Pedagógica, para conduzir pesquisas relacionadas a conteúdos trabalhados. Em relação ao desenvolvimento das atividades, a professora utiliza o horário que é estipulado para a turma dela e conta com o auxilio de um funcionário organizador do ambiente, este organizador verifica todas as máquinas antes e durante o uso, colabora com a professora no direcionamento das atividades de pesquisa e orienta sobre as dúvidas dos alunos que irão surgindo. O uso da ferramenta é uma oportunidade de desenvolvimento prazeroso e colaborativo no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, pois a maioria do alunado demonstra interesse em momentos de pesquisas o que considero um ponto positivo para o crescimento educativo. A  não oportunidade de manuseio da ferramenta pelos alunos de Educação Infantil, não é confortável para nossa equipe, pois sabemos que a informática hoje está revolucionando o cotidiano do ser social e deve ser inserida desde cedo no processo do ensino-aprendizagem". 





"A mudança ocorre, quando o professor percebe que pode fazer mais do que do que está acostumado, é o momento em que ele começa a refletir sua prática e perceber o potencial da ferramenta. Nesse momento, ele (o professor) necessita estar vulnerável as mudanças. Ele vai da defesa para a descoberta. É o momento propício para a informática causar modificações na sua prática pedagógica". A Escola Municipal Almerinda da Rocha Magalhães está iniciando um trabalho que ainda precisa de reorganizações para que seus alunos consolidem uma realidade que proporcione o prazer no ambiente de ensino.




Sites visitados:
www.saquaonline.com.br


www.clubedoprofessor.com.br


2 comentários:

  1. Lucimar,realmente a informática é uma ferramenta que o professor precisa vencer os desafios e perceber o seu potencial, modificando a sua prática pedagogica, descobrindo os pontos positivos e negativos para a sua utilização.A Escola Municipal Almerinda da Rosa da Magalhães está trabalhando para que a inclusão digital aconteça.

    ResponderExcluir
  2. Lucimar,realmente só existem mudanças ao se perceber que;o impossível é possível,principalmente em relação as práticas pedagógicas.Que por sinal,pode e deve contar com a tecnologia independentemente da modalidade.O computador é uma realidade e,não é mais possível privar as escolas do nosso município desta ferramenta.Tecnologia,laboratório,capacitação,Saquarema agradece!

    Célia Regina Pimentel da Cruz

    ResponderExcluir